Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

Live: Menino superdotado representa o Brasil no Xadrez, conversa com neurocientista especialista em inteligência

Ele tem apenas seis anos de idade e já se mostrou a grande revelação do xadrez brasileiro nos últimos tempos. Tão jovem, mas com um grande potencial, Romeu Gutvilen e sua mãe, Rachel, vão conversar com o neurocientista luso brasileiro Fabiano de Abreu em uma live para falar sobre superdotação e o campeonato brasileiro da categoria, que se aproxima.

 

Com apenas seis anos de idade, Romeu Gutvilen é uma criança diferenciada. Quando tinha 2 anos, conheceu o alfabeto. Aos 4, já sabia ler textos grandes e compreendê-los também. O desenvolvimento surpreendente foi confirmado em seu teste de QI, o resultado: 138 com percentil 99. Apaixonado por matemática, sempre demonstrou paixão pelos números. Tudo isso foi descoberto e amparado com ajuda da neuropsicóloga Leninha Wagner, destaca Rachel. Além dela, uma outra pessoa ajudou muito também na formação de Romeu: “Encontrei o Tio Fábio (professor Fábio Gomes de Castro) na internet e ele entendeu a mente do meu filho fazendo o que ele mais gostava: desafios.


Em julho do ano passado, a descoberta de uma nova paixão: o xadrez. Rachel, mãe do pequeno Romeu, conta como descobriu este talento do filho: “O professor comentou que jogava xadrez e perguntei se ele poderia dar algumas aulas. Romeu aprendeu tão facilmente que em quatro meses começou a ganhar do mestre. Descobri que ele estava realmente apaixonado por essa modalidade recentemente no mês de dezembro, quando vimos um tabuleiro gigante em um resort em Maceió, e ele ficava convidando jovens e adultos para jogar com ele”, destaca.

No último mês de janeiro, a mãe cadastrou o filho na federação de xadrez e ele já vai participar do primeiro campeonato brasileiro categoria sub-6. A competição será nos próximos dias 1 a 4 de abril em Florianópolis, onde Romeu vai representar a Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX). O presidente da entidade, Alberto Mascarenhas, já está o preparando. “Diante disso, Romeu começou a treinar com um mestre de xadrez que o avaliou como bastante capacitado. Inclusive, ele falou que nunca teve um aluno assim, o que me deixou muito feliz com isso”, conta a mãe.

Na próxima quinta-feira, dia 4, Romeu e Rachel vão conversar com o neurocientista Fabiano de Abreu sobre esta superdotação e o campeonato brasileiro de xadrez. Será uma conversa onde dois superdotados poderão contar suas experiências é fundamental para que pais e familiares possam entender os desafios no desenvolvimento destas crianças. A live será transmitida a partir de 19 horas, horário de Brasília, no instagram de Rachel, que é @rachelgutvilen.

Equipe Revista DigitAL Destaque
Conexão !

Site: www.RevistaDigitALDestaque.com.br
Instagram:  @RevistaDigitALDestaque 

 

André Lap - CEO & Diretor
Design - WebDesign - Marketing - TI
Instagram: @andre_lap



Adelaide Lap - Diretora

Adriel Alves - WebDesigner

Ariel Alves - Designer

Aija Alves - Designer

 

Parceria:
@RevistaMaisBonita
@Revista_Extraordinaria

Publicado por
Raphael Lucca
MF Press Global
em 04/06/2021 às 11:34

Revista DigitAL Destaque - 2021

  |    |  
Flag Counter