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O Brasil nunca teve tantos empreendedores. Dados do Portal do Empreendedor indicam que, de mar\u00e7o de 2020 a dezembro do mesmo ano, o n\u00famero de MEIs (Microempresas Individuais) registradas aumentou mais de 13%. \u00a0<\/p>
Segundo Diego Arruda, consultor e especialista em empreendedorismo, o per\u00edodo de crescimento do empreendedorismo no Brasil coincide com o in\u00edcio da pandemia de covid-19, que tem imposto medidas restritivas a todos. \u201cMuitas empresas passaram por uma crise devido \u00e0 pandemia e, por isso, tiveram de demitir alguns funcion\u00e1rios. Esse cen\u00e1rio motivou a cria\u00e7\u00e3o de in\u00fameros neg\u00f3cios\u201d, explica.\u00a0<\/p>
Como a abertura de um neg\u00f3cio pr\u00f3prio n\u00e3o depende de voca\u00e7\u00e3o, mas sim de habilidades e conhecimentos que podem ser desenvolvidos, o especialista Diego Arruda destaca alguns aspectos que n\u00e3o podem faltar para quem deseja come\u00e7ar a empreender \u2013 ou para quem j\u00e1 come\u00e7ou, mas ainda n\u00e3o se sente preparado.<\/p>
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Conhecimento sobre finan\u00e7as<\/strong><\/p> O resultado financeiro de uma empresa \u00e9 o principal indicador do neg\u00f3cio. Por isso, o empreendedor precisa saber gerir suas finan\u00e7as. \u00a0<\/p> \u201cSeu neg\u00f3cio precisa ser lucrativo. Caso contr\u00e1rio, ele n\u00e3o est\u00e1 te trazendo resultados positivos. Por isso, \u00e9 importante que voc\u00ea saiba quais s\u00e3o seus investimentos e quais s\u00e3o os retornos. A partir disso, \u00e9 poss\u00edvel calcular a margem de lucro\u201d, aponta Arruda.\u00a0<\/p> O especialista aponta que n\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio ter gradua\u00e7\u00e3o para ter o conhecimento necess\u00e1rio para gerir as finan\u00e7as de uma empresa. De acordo com Arruda, o aprendizado pode ser realizado por meio de livros e cursos on-line \u2013 alguns dispon\u00edveis gratuitamente.<\/p> <\/p> Conhecimento sobre marketing digital<\/strong><\/p> O conhecimento sobre marketing digital \u00e9 outro item fundamental dessa lista. Com o desenvolvimento da tecnologia e com as mudan\u00e7as ocasionadas pela pandemia, os comportamentos dos consumidores mudaram.\u00a0<\/p> Se antes os clientes iam at\u00e9 os estabelecimentos para comprar algo, hoje s\u00f3 precisam visitar uma loja virtual. Dessa forma, \u00e9 essencial que voc\u00ea saiba como anunciar seus produtos e seus servi\u00e7os na internet, especialmente nos mecanismos de busca e nas redes sociais.\u00a0<\/p> \u201cSaber divulgar o que voc\u00ea vende \u00e9 essencial para obter bons resultados. Para isso, busque conhecimento sobre tr\u00e1fego org\u00e2nico e sobre tr\u00e1fego pago. Ademais, verifique qual p\u00fablico voc\u00ea deseja atingir e, com isso, verifique quais redes sociais podem ser utilizadas para a divulga\u00e7\u00e3o. N\u00e3o se esque\u00e7a de que voc\u00ea tem in\u00fameras possibilidades, como Instagram, Google, LinkedIn e at\u00e9 mesmo TikTok\u201d, explica o especialista.<\/p> <\/p> Conhecimento sobre processos<\/strong><\/p> Por fim, \u00e9 essencial que um empreendedor tenha conhecimento sobre processos. Esse item \u00e9 fundamental para garantir a qualidade dos produtos ou dos servi\u00e7os oferecidos pela empresa.\u00a0<\/p> \u201cComo empreendedor, voc\u00ea precisa saber se sua forma de gerir a empresa \u00e9 satisfat\u00f3ria. Mais do que isso: deve entender se h\u00e1 outras maneiras mais ben\u00e9ficas para a administra\u00e7\u00e3o. Assim, \u00e9 importante se certificar se os processos n\u00e3o podem, de alguma forma, ser melhorados\u201d, finaliza Arruda.\u00a0<\/p> <\/p> Sobre Diego Arruda<\/strong><\/p> Diego Arruda \u00e9 especialista em ajudar pessoas a empreender e a descobrir oportunidades de neg\u00f3cios. Por meio de consultorias e treinamentos, ajuda a revelar nichos de mercado para parceiros e para clientes. \u00a0<\/p>","indexed":"1","path":[1528,1392,1801],"photo-thumb":null,"sdescr":null,"tags":[],"extracats":[],"request":"public","redir":null,"type":"showroom"},w.pageload_additional=[],w.cg_webpartners_dl=!0,w.cg_holiday=0;})(window,top) O Brasil nunca teve tantos empreendedores. Dados do Portal do Empreendedor indicam que, de março de 2020 a dezembro do mesmo ano, o número de MEIs (Microempresas Individuais) registradas aumentou mais de 13%. Segundo Diego Arruda, consultor e especialista em empreendedorismo, o período de crescimento do empreendedorismo no Brasil coincide com o início da pandemia de covid-19, que tem imposto medidas restritivas a todos. “Muitas empresas passaram por uma crise devido à pandemia e, por isso, tiveram de demitir alguns funcionários. Esse cenário motivou a criação de inúmeros negócios”, explica. Como a abertura de um negócio próprio não depende de vocação, mas sim de habilidades e conhecimentos que podem ser desenvolvidos, o especialista Diego Arruda destaca alguns aspectos que não podem faltar para quem deseja começar a empreender – ou para quem já começou, mas ainda não se sente preparado. Conhecimento sobre finanças O resultado financeiro de uma empresa é o principal indicador do negócio. Por isso, o empreendedor precisa saber gerir suas finanças. “Seu negócio precisa ser lucrativo. Caso contrário, ele não está te trazendo resultados positivos. Por isso, é importante que você saiba quais são seus investimentos e quais são os retornos. A partir disso, é possível calcular a margem de lucro”, aponta Arruda. O especialista aponta que não é necessário ter graduação para ter o conhecimento necessário para gerir as finanças de uma empresa. De acordo com Arruda, o aprendizado pode ser realizado por meio de livros e cursos on-line – alguns disponíveis gratuitamente. Conhecimento sobre marketing digital O conhecimento sobre marketing digital é outro item fundamental dessa lista. Com o desenvolvimento da tecnologia e com as mudanças ocasionadas pela pandemia, os comportamentos dos consumidores mudaram. Se antes os clientes iam até os estabelecimentos para comprar algo, hoje só precisam visitar uma loja virtual. Dessa forma, é essencial que você saiba como anunciar seus produtos e seus serviços na internet, especialmente nos mecanismos de busca e nas redes sociais. “Saber divulgar o que você vende é essencial para obter bons resultados. Para isso, busque conhecimento sobre tráfego orgânico e sobre tráfego pago. Ademais, verifique qual público você deseja atingir e, com isso, verifique quais redes sociais podem ser utilizadas para a divulgação. Não se esqueça de que você tem inúmeras possibilidades, como Instagram, Google, LinkedIn e até mesmo TikTok”, explica o especialista. Conhecimento sobre processos Por fim, é essencial que um empreendedor tenha conhecimento sobre processos. Esse item é fundamental para garantir a qualidade dos produtos ou dos serviços oferecidos pela empresa. “Como empreendedor, você precisa saber se sua forma de gerir a empresa é satisfatória. Mais do que isso: deve entender se há outras maneiras mais benéficas para a administração. Assim, é importante se certificar se os processos não podem, de alguma forma, ser melhorados”, finaliza Arruda. Sobre Diego Arruda Diego Arruda é especialista em ajudar pessoas a empreender e a descobrir oportunidades de negócios. Por meio de consultorias e treinamentos, ajuda a revelar nichos de mercado para parceiros e para clientes. Equipe Revista DigitAL Destaque André Lap - CEO & Diretor Adriel Alves - WebDesigner Ariel Alves - Designer Aija Alves - Designer Publicado por
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Dr. Fabiano de Abreu
Neurocientista e neuropsicólogo
em 03/02/2022 às 13:04