Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

Financiamento ou aluguel? Especialista no mercado imobiliário Rafael Scodelario aponta melhor alternativa

Queda nas taxas de investimento e alta na inflação do aluguel tem impacto sobre a escolha

O déficit habitacional no Brasil segue atingindo recordes. Segundo um estudo conduzido pelo economista Robson Gonçalves, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o número de pessoas sem casa própria deve gerar uma demanda para mais 30,7 milhões de novos domicílios até 2030. 

Em meio ao desejo latente de um lar, uma dúvida é recorrente. O que vai mais a pena: financiar um imóvel ou alugar? A resposta, por mais óbvia que pareça, depende do perfil, visto não existe uma única realidade ou um único caminho. Porém, ao considerar o cenário atual, o especialista no setor imobiliário, Rafael Scodelario explica que financiar um imóvel pode ser uma saída mais segura. 

Com a pandemia, a taxa básica de juros, a famosa Selic, caiu para cerca de 2%, o que motivou uma movimentação de investimentos e principalmente uma maior competitividade por parte dos bancos que passaram a oferecer taxas mais atrativas. “Esse estímulo é o que faz, atualmente, o financiamento se sobressair ao aluguel, visto que um dos principais argumentos para a opção por esse tipo de moradia é poder trabalhar em fundos para compras à vista. Porém, isso não é mais vantajoso”, explica. 

Outro ponto é que a inflação sobre os alugueis atingiu o maior IGP-M em 17 anos, representando uma alta de quase 21% em 12 meses. Segundo o especialista, nenhuma aplicação atualmente se sobressai a vantagem de um patrimônio sólido, que com o tempo só tende a valorizar. “Essa redução de juros torna o financiamento mais atrativo. A pessoa que possui, por exemplo, 100 mil em aplicações e com esse montante dá entrada em um financiamento tem um aproveitamento maior do dinheiro, já que ela pode reaver essa quantia ao vender ou alugar o imóvel por exemplo”.

Para o especialista, mesmo a pessoa que não deseja morar no imóvel tende a ganhar na escolha. “A vantagem de ter um patrimônio é a segurança e o fato de que é um dinheiro investido e não um sem retorno como o do aluguel. A pessoa pode, por exemplo, financiar e alugar o local, de forma que o imóvel se pague e o fator solidez ainda é presente”, aponta.
 

Equipe Revista DigitAL Destaque
Conexão !

Site: www.RevistaDigitALDestaque.com.br
Instagram:  @RevistaDigitALDestaque 

 

André Lap - CEO & Diretor
Design - WebDesign - Marketing - TI
Instagram: @andre_lap



Adelaide Lap - Diretora

Adriel Alves - WebDesigner

Ariel Alves - Designer

Aija Alves - Designer

 

Parceria:
@RevistaMaisBonita
@Revista_Extraordinaria

Publicado por
Raphael Lucca
MF Press Global
em 01/06/2021 às 10:45

Revista DigitAL Destaque - 2021

  |    |  
Flag Counter