Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

Memórias Afetivas

Os cosméticos acompanham a humanidade, de uma forma ou de outra, desde os primórdios. E, além de embelezar, também são responsáveis pela higiene pessoal. Mas eles vão além da assepsia e da vaidade. Já parou para pensar como são marcantes? Você está andando na rua e de repente sente um perfume que te lembra determinada pessoa que nem está ali. No mesmo instante em que seu nariz o detecta, chegam junto diversas recordações e sentimentos. A verdade é que aquele cheiro, vindo de um cosmético, foi um grande gatilho com o poder de te levar de volta à infância, por exemplo, e reviver momentos especiais em segundos. Como um “déja vu”. Essas são as memórias afetivas.

                                                                                                                 Quais são os produtos que te marcaram de alguma forma? Quais são os que imediatamente te lembram algo ou alguém? No meu caso é um gloss labial roll-on que a Avon comercializava nos anos 2000. Minha melhor amiga do colégio e eu éramos viciadas nele e tínhamos que comprar mais de 1 por mês! Lembro-me de retoca-lo a toda hora durante as aulas para garantir que meus lábios estivessem sempre brilhosos e cor-de-rosa. Tenho certeza que no momento exato que eu sentir o cheiro daquele gloss eu vou reviver tudo isso de maneira intensa.

 

 

Outro produto icônico que está no mercado há mais de 100 anos é o hidratante em lata azul da Nivea. Por alguns motivos esse produto carrega consigo um imenso significado. O primeiro é ser multi-benefícios. Ele é um hidratante intenso, um creme branco e bem cremoso, que transmite a ideia de alta performance e que pode ser usado em várias partes do corpo que estejam ressecadas, inclusive o rosto. O segundo motivo é ser acessível. A Nivea é uma marca de tradição no mercado e está presente em grande parte dos pontos de venda, além de não ser um produto caro. O terceiro motivo é por ser centenário. Isso significa que tem passado como um segredo de família através de gerações! Muita gente consegue ver ou sentir a textura ou o cheiro dessa fórmula e lembrar da avó. O produto está disponível em 4 tamanhos e já teve algumas edições comemorativas que celebraram esse sucesso                                                                                             
                         
 

A relação entre cosméticos e memórias afetivas é algo interessante de se pensar. Passamos nossa vida usando e aguçando nossos sentidos e isso também pode ser feito através de cosméticos. A beleza de uma embalagem, a textura de um creme, a cor de uma maquiagem, o cheiro de um shampoo. Toda essa experiência pode despertar memórias e sentimentos de forma intensa. Isso significa que, querendo ou não, nuances da nossa identidade ou personalidade estão intimamente ligadas a esses produtos encantadores que carregam tanto significado e nos conectam uns aos outros.

Um grande abraço,

Karen Ribeiro

karen.ribeiro@hotmail.com

Instagram: @falakaren

                                                                                                              

 

 

Equipe Revista DigitAL Destaque
Conexão !

Site: www.RevistaDigitALDestaque.com.br
Instagram:  @RevistaDigitALDestaque 

 

André Lap - CEO & Diretor
Design - WebDesign - Marketing - TI
Instagram: @andre_lap



Adelaide Lap - Diretora

Adriel Alves - WebDesigner

Ariel Alves - Designer

Aija Alves - Designer

 

Parceria:
@RevistaMaisBonita
@Revista_Extraordinaria

Publicado por
Karen Ribeiro
Tecnóloga em Processos Químicos (IFRJ),
Cosmetóloga (Instituto Racine)

em 26/08/2023 às 10:35

Revista DigitAL Destaque - 2021

  |    |  
Flag Counter