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Definitivamente, 2020 \u00e9 um ano para n\u00e3o ser esquecido. A pandemia alterou profundamente a economia, trouxe desafios para todos os segmentos, e pede uma s\u00e9rie de transforma\u00e7\u00f5es para v\u00e1rias \u00e1reas, inclusive a comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>
De acordo com o partner da Guess What, empresa de comunica\u00e7\u00e3o portuguesa, Francisco Chaveiro Reis, \u201ctodos os planos que os consultores e diretores de comunica\u00e7\u00e3o fizeram para este ano sa\u00edram furados. 2020 foi um ano imprevis\u00edvel e apenas as empresas que souberam reagir rapidamente continuaram a ser relevantes\u201d, conta.<\/p>
Para 2021, \u00e9 preciso ter prud\u00eancia, afinal, ser\u00e1 um ano de grandes desafios, explica o especialista: \u201cAinda n\u00e3o temos as ferramentas para planear uma boa comunica\u00e7\u00e3o numa realidade t\u00e3o inst\u00e1vel, mas temos que tentar, nem que o plano seja ir fazendo o plano ao longo do ano e n\u00e3o ter um plano fechado para um ano inteiro, j\u00e1 que mesmo em anos menos intensos do 2020, normalmente a realidade acaba por se p\u00f4r \u00e0 frente dos planos.\u201d<\/p>
Al\u00e9m disso, \u201ca grande tend\u00eancia de comunica\u00e7\u00e3o para 2021 \u00e9 mesmo mudar a mentalidade e estar preparado para o que n\u00e3o podemos prever, tendo sempre em conta que \u00e9 necess\u00e1rio reagir depressa e bem, a tudo o que a\u00ed possa vir\u201d, orienta Francisco. Para os consultores de comunica\u00e7\u00e3o, a dica dele \u00e9 bem clara: \u201cSer estrategista com alguma anteced\u00eancia e definir uma s\u00e9rie de temas e momentos para que os seus clientes possam passar as suas mensagens chave, casando-se com a agenda medi\u00e1tica. Qualquer consultor tem, tamb\u00e9m, a obriga\u00e7\u00e3o de saber que a estrat\u00e9gia definida nem sempre pode ser seguida e que \u00e9 preciso ter sempre um plano B, C ou P, de pandemia. A grande tend\u00eancia para 2021 \u00e9 essa mesma: ser estrategista e saber planejar tudo ao m\u00e1ximo, mas ter a mentalidade certa para mudar de caminho, sempre que necess\u00e1rio.\u201d<\/p>
Sobre os temas que ser\u00e3o tratados no pr\u00f3ximo ano, ele acredita que o primeiro deles ainda ser\u00e1 a pandemia e tudo que est\u00e1 \u00e0 volta dela, como as vacinas, o impacto no Servi\u00e7o Nacional de Sa\u00fade, e as consequ\u00eancias econ\u00f4micas, \u201cque previsivelmente v\u00e3o durar mais do que o pr\u00f3prio v\u00edrus.\u201d.<\/p>
Al\u00e9m disso, \u201cos projetos diretamente relacionados com o combate sanit\u00e1rio \u00e0 pandemia ser\u00e3o not\u00edcia, obviamente. Mas, projetos que visem minimizar o efeito econ\u00f3mico tamb\u00e9m interessam, por exemplo, os projetos de finan\u00e7as pessoais. As empresas que encontram forma de se reinventar em \u00e9poca de crise, tamb\u00e9m chamar\u00e3o \u00e0 aten\u00e7\u00e3o\u201d, completa.<\/p>","indexed":"1","path":[1528,1391,1124],"photo-thumb":null,"sdescr":null,"tags":[],"extracats":[],"request":"public","redir":null,"type":"showroom"},w.pageload_additional=[],w.cg_webpartners_dl=!0,w.cg_holiday=0;})(window,top)
Definitivamente, 2020 é um ano para não ser esquecido. A pandemia alterou profundamente a economia, trouxe desafios para todos os segmentos, e pede uma série de transformações para várias áreas, inclusive a comunicação.
De acordo com o partner da Guess What, empresa de comunicação portuguesa, Francisco Chaveiro Reis, “todos os planos que os consultores e diretores de comunicação fizeram para este ano saíram furados. 2020 foi um ano imprevisível e apenas as empresas que souberam reagir rapidamente continuaram a ser relevantes”, conta.
Para 2021, é preciso ter prudência, afinal, será um ano de grandes desafios, explica o especialista: “Ainda não temos as ferramentas para planear uma boa comunicação numa realidade tão instável, mas temos que tentar, nem que o plano seja ir fazendo o plano ao longo do ano e não ter um plano fechado para um ano inteiro, já que mesmo em anos menos intensos do 2020, normalmente a realidade acaba por se pôr à frente dos planos.”
Além disso, “a grande tendência de comunicação para 2021 é mesmo mudar a mentalidade e estar preparado para o que não podemos prever, tendo sempre em conta que é necessário reagir depressa e bem, a tudo o que aí possa vir”, orienta Francisco. Para os consultores de comunicação, a dica dele é bem clara: “Ser estrategista com alguma antecedência e definir uma série de temas e momentos para que os seus clientes possam passar as suas mensagens chave, casando-se com a agenda mediática. Qualquer consultor tem, também, a obrigação de saber que a estratégia definida nem sempre pode ser seguida e que é preciso ter sempre um plano B, C ou P, de pandemia. A grande tendência para 2021 é essa mesma: ser estrategista e saber planejar tudo ao máximo, mas ter a mentalidade certa para mudar de caminho, sempre que necessário.”
Sobre os temas que serão tratados no próximo ano, ele acredita que o primeiro deles ainda será a pandemia e tudo que está à volta dela, como as vacinas, o impacto no Serviço Nacional de Saúde, e as consequências econômicas, “que previsivelmente vão durar mais do que o próprio vírus.”.
Além disso, “os projetos diretamente relacionados com o combate sanitário à pandemia serão notícia, obviamente. Mas, projetos que visem minimizar o efeito económico também interessam, por exemplo, os projetos de finanças pessoais. As empresas que encontram forma de se reinventar em época de crise, também chamarão à atenção”, completa.
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Publicado por
Raphael Lucca
MF Press Global
em 01/06/2021 às 10:57