Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

Saia do lugar comum, existem redes sociais prontas para serem exploradas

Ao se falar em estratégias de marketing digital, é comum citar ações direcionadas ao Facebook e Instagram, que são as redes sociais mais conhecidas dos internautas. Por outro lado, existem outras plataformas que podem ser exploradas, orienta o especialista Walter Soares.

 

Quando a internet se popularizou no Brasil, no fim dos anos 1990, o termo “navegar” se consolidou e popularizou junto aos seus usuários. A expressão “navegar na web” passou a ter um significado amplamente ligado à tecnologia, deixando de lado o sentido original da palavra.

 

Por outro lado, quando se lembra das grandes navegações, aquelas que marcaram o comércio mundial na Idade Média, é importante lembrar que grandes nações, inclusive o Brasil, foram descobertas ali. Com isso, terrenos e mares foram desbravados, o que deu origem ao chamado “mundo novo”.

 

No marketing digital, existem também “mundos novos” a serem explorados, analisa o especialista em marketing digital, Walter Soares: “Este mercado não pode se restringir apenas ao Instagram e ao Facebook como as redes sociais para atrair o público e fazer uma venda. É preciso entender que é fundamental encontrar novos meios de comunicação para contatar os usuários, apresentar o produto/serviço e assim conquistar uma parcela maior de pessoas”, destaca.

 

Atualmente o Instagram e o Facebook dominam todas as estratégias digitais do mercado de social media. Porém, Walter observa que “outras redes existem, devem ser usadas por específicos nichos e podem ser fundamentais para o desdobramento de uma estratégia de marketing digital consolidada com presença maciça na web”.

 

E como deve ser a exploração dessas novas redes? O especialista orienta que “buscando-as e entendendo também seu público, bem como a forma de como atingi-los com conteúdo de qualidade e contato constante com os usuários”.

 

Redes a serem exploradas

O TikTok está cada vez mais se popularizando no Brasil. Além dos famosos comerciais sobre ele visto nas outras redes sociais, esta plataforma começou a fazer parte das estratégias de marketing digital de microempresas e até mesmo grandes corporações. “O sistema de algoritmo e do chamado "For You" permite atingir um grande número de usuários que consomem conteúdo referente e similar a de uma marca”, analisa Walter Soares.

 

“Dessa forma, a própria rede social acaba entregando o conteúdo a mais pessoas para que elas conheçam algo similar ao que está sendo consumido no momento. O algoritmo apoia pequenos criadores e ajuda a tornar bons vídeos virais”, reforça o especialista.

 

Durante a pandemia, as transmissões ao vivo passaram a se tornar algo comum. As lives, como elas são chamadas, se tornaram intensamente consumidas por meio de diversas redes sociais. “Além das duas mais famosas (Instagram e Facebook), surgiram outras para atenderem somente a esta finalidade, como a Twitch, o Zoom e o Google Meet. Em comum, é uma maneira de conversar com a audiência e trazê-la para perto”, explica Soares. Dentre elas, a Twitch se destaca, segundo Walter. “Com um ótimo sistema de controle, apresentação no chat e geração de relatórios, ela é uma boa plataforma para arrecadar um público-alvo que busca diálogo e soluções rápidas para problemas objetivos”.

 

Dessa maneira, o especialista acredita que “a Twitch pode ser utilizada para o marketing de influência, gerando parcerias e acordos para a apresentação de um determinado produto ou serviço ao vivo para centenas ou até milhares de pessoas”.

 

 

Uma das ferramentas mais acessadas por público de todas as idades e que é ótima para conquistar o público é o YouTube. “Lá tem um ótimo sistema de SEO (Search Engine Optimization) para entregar conteúdo específico para quem busca por ele. Por isso, através de um texto chamativo e de uma imagem de capa (thumbnail) de qualidade, mais pessoas podem ser facilmente atraídas pelo conteúdo criado através de uma boa alocação de palavras-chave, sendo, inclusive, muito útil para remarketing”, destaca o especialista em marketing digital.

 

Diante dessas ferramentas, “restringir-se apenas a Instagram e Facebook pode fechar as portas para novas oportunidades, novos caminhos, novos caminhos e, logo, para futuras vendas”, finaliza o especialista.

 

Equipe Revista DigitAL Destaque
Conexão !

Site: www.RevistaDigitALDestaque.com.br
Instagram:  @RevistaDigitALDestaque 

 

André Lap - CEO & Diretor
Design - WebDesign - Marketing - TI
Instagram: @andre_lap



Adelaide Lap - Diretora

Adriel Alves - WebDesigner

Ariel Alves - Designer

Aija Alves - Designer

 

Parceria:
@RevistaMaisBonita
@Revista_Extraordinaria

Publicado por
Raphael Lucca
MF Press Global
em 02/06/2021 às 09:41

Revista DigitAL Destaque - 2021

  |    |  
Flag Counter