\/p>
\u00a0<\/p>
Quando a internet se popularizou no Brasil, no fim dos anos 1990, o termo \u201cnavegar\u201d se consolidou e popularizou junto aos seus usu\u00e1rios. A express\u00e3o \u201cnavegar na web\u201d passou a ter um significado amplamente ligado \u00e0 tecnologia, deixando de lado o sentido original da palavra.<\/p>
\u00a0<\/p>
Por outro lado, quando se lembra das grandes navega\u00e7\u00f5es, aquelas que marcaram o com\u00e9rcio mundial na Idade M\u00e9dia, \u00e9 importante lembrar que grandes na\u00e7\u00f5es, inclusive o Brasil, foram descobertas ali. Com isso, terrenos e mares foram desbravados, o que deu origem ao chamado \u201cmundo novo\u201d.<\/p>
\u00a0<\/p>
No marketing digital, existem tamb\u00e9m \u201cmundos novos\u201d a serem explorados, analisa o especialista em marketing digital, Walter Soares: \u201cEste mercado n\u00e3o pode se restringir apenas ao Instagram e ao Facebook como as redes sociais para atrair o p\u00fablico e fazer uma venda. \u00c9 preciso entender que \u00e9 fundamental encontrar novos meios de comunica\u00e7\u00e3o para contatar os usu\u00e1rios, apresentar o produto\/servi\u00e7o e assim conquistar uma parcela maior de pessoas\u201d, destaca.<\/p>
\u00a0<\/p>
Atualmente o Instagram e o Facebook dominam todas as estrat\u00e9gias digitais do mercado de social media. Por\u00e9m, Walter observa que \u201coutras redes existem, devem ser usadas por espec\u00edficos nichos e podem ser fundamentais para o desdobramento de uma estrat\u00e9gia de marketing digital consolidada com presen\u00e7a maci\u00e7a na web\u201d.<\/p>
\u00a0<\/p>
E como deve ser a explora\u00e7\u00e3o dessas novas redes? O especialista orienta que \u201cbuscando-as e entendendo tamb\u00e9m seu p\u00fablico, bem como a forma de como atingi-los com conte\u00fado de qualidade e contato constante com os usu\u00e1rios\u201d.<\/p>
\u00a0<\/p>
<\/p>
Redes a serem exploradas<\/strong><\/span><\/p> O TikTok est\u00e1 cada vez mais se popularizando no Brasil. Al\u00e9m dos famosos comerciais sobre ele visto nas outras redes sociais, esta plataforma come\u00e7ou a fazer parte das estrat\u00e9gias de marketing digital de microempresas e at\u00e9 mesmo grandes corpora\u00e7\u00f5es. \u201cO sistema de algoritmo e do chamado \"For You\" permite atingir um grande n\u00famero de usu\u00e1rios que consomem conte\u00fado referente e similar a de uma marca\u201d, analisa Walter Soares.<\/p> \u00a0<\/p> \u201cDessa forma, a pr\u00f3pria rede social acaba entregando o conte\u00fado a mais pessoas para que elas conhe\u00e7am algo similar ao que est\u00e1 sendo consumido no momento. O algoritmo apoia pequenos criadores e ajuda a tornar bons v\u00eddeos virais\u201d, refor\u00e7a o especialista.<\/p> \u00a0<\/p> Durante a pandemia, as transmiss\u00f5es ao vivo passaram a se tornar algo comum. As lives, como elas s\u00e3o chamadas, se tornaram intensamente consumidas por meio de diversas redes sociais. \u201cAl\u00e9m das duas mais famosas (Instagram e Facebook), surgiram outras para atenderem somente a esta finalidade, como a Twitch, o Zoom e o Google Meet. Em comum, \u00e9 uma maneira de conversar com a audi\u00eancia e traz\u00ea-la para perto\u201d, explica Soares. Dentre elas, a Twitch se destaca, segundo Walter. \u201cCom um \u00f3timo sistema de controle, apresenta\u00e7\u00e3o no chat e gera\u00e7\u00e3o de relat\u00f3rios, ela \u00e9 uma boa plataforma para arrecadar um p\u00fablico-alvo que busca di\u00e1logo e solu\u00e7\u00f5es r\u00e1pidas para problemas objetivos\u201d.<\/p> \u00a0<\/p> Dessa maneira, o especialista acredita que \u201ca Twitch pode ser utilizada para o marketing de influ\u00eancia, gerando parcerias e acordos para a apresenta\u00e7\u00e3o de um determinado produto ou servi\u00e7o ao vivo para centenas ou at\u00e9 milhares de pessoas\u201d.<\/p> \u00a0<\/p> <\/p> \u00a0<\/p> Uma das ferramentas mais acessadas por p\u00fablico de todas as idades e que \u00e9 \u00f3tima para conquistar o p\u00fablico \u00e9 o YouTube. \u201cL\u00e1 tem um \u00f3timo sistema de SEO (Search Engine Optimization) para entregar conte\u00fado espec\u00edfico para quem busca por ele. Por isso, atrav\u00e9s de um texto chamativo e de uma imagem de capa (thumbnail) de qualidade, mais pessoas podem ser facilmente atra\u00eddas pelo conte\u00fado criado atrav\u00e9s de uma boa aloca\u00e7\u00e3o de palavras-chave, sendo, inclusive, muito \u00fatil para remarketing\u201d, destaca o especialista em marketing digital.<\/p> \u00a0<\/p> Diante dessas ferramentas, \u201crestringir-se apenas a Instagram e Facebook pode fechar as portas para novas oportunidades, novos caminhos, novos caminhos e, logo, para futuras vendas\u201d, finaliza o especialista.<\/p> \u00a0<\/p>","indexed":"1","path":[1528,1391,1150],"photo-thumb":null,"sdescr":null,"tags":[],"extracats":[],"request":"public","redir":null,"type":"showroom"},w.pageload_additional=[],w.cg_webpartners_dl=!0,w.cg_holiday=0;})(window,top) Quando a internet se popularizou no Brasil, no fim dos anos 1990, o termo “navegar” se consolidou e popularizou junto aos seus usuários. A expressão “navegar na web” passou a ter um significado amplamente ligado à tecnologia, deixando de lado o sentido original da palavra. Por outro lado, quando se lembra das grandes navegações, aquelas que marcaram o comércio mundial na Idade Média, é importante lembrar que grandes nações, inclusive o Brasil, foram descobertas ali. Com isso, terrenos e mares foram desbravados, o que deu origem ao chamado “mundo novo”. No marketing digital, existem também “mundos novos” a serem explorados, analisa o especialista em marketing digital, Walter Soares: “Este mercado não pode se restringir apenas ao Instagram e ao Facebook como as redes sociais para atrair o público e fazer uma venda. É preciso entender que é fundamental encontrar novos meios de comunicação para contatar os usuários, apresentar o produto/serviço e assim conquistar uma parcela maior de pessoas”, destaca. Atualmente o Instagram e o Facebook dominam todas as estratégias digitais do mercado de social media. Porém, Walter observa que “outras redes existem, devem ser usadas por específicos nichos e podem ser fundamentais para o desdobramento de uma estratégia de marketing digital consolidada com presença maciça na web”. E como deve ser a exploração dessas novas redes? O especialista orienta que “buscando-as e entendendo também seu público, bem como a forma de como atingi-los com conteúdo de qualidade e contato constante com os usuários”. Redes a serem exploradas O TikTok está cada vez mais se popularizando no Brasil. Além dos famosos comerciais sobre ele visto nas outras redes sociais, esta plataforma começou a fazer parte das estratégias de marketing digital de microempresas e até mesmo grandes corporações. “O sistema de algoritmo e do chamado "For You" permite atingir um grande número de usuários que consomem conteúdo referente e similar a de uma marca”, analisa Walter Soares. “Dessa forma, a própria rede social acaba entregando o conteúdo a mais pessoas para que elas conheçam algo similar ao que está sendo consumido no momento. O algoritmo apoia pequenos criadores e ajuda a tornar bons vídeos virais”, reforça o especialista. Durante a pandemia, as transmissões ao vivo passaram a se tornar algo comum. As lives, como elas são chamadas, se tornaram intensamente consumidas por meio de diversas redes sociais. “Além das duas mais famosas (Instagram e Facebook), surgiram outras para atenderem somente a esta finalidade, como a Twitch, o Zoom e o Google Meet. Em comum, é uma maneira de conversar com a audiência e trazê-la para perto”, explica Soares. Dentre elas, a Twitch se destaca, segundo Walter. “Com um ótimo sistema de controle, apresentação no chat e geração de relatórios, ela é uma boa plataforma para arrecadar um público-alvo que busca diálogo e soluções rápidas para problemas objetivos”. Dessa maneira, o especialista acredita que “a Twitch pode ser utilizada para o marketing de influência, gerando parcerias e acordos para a apresentação de um determinado produto ou serviço ao vivo para centenas ou até milhares de pessoas”. Uma das ferramentas mais acessadas por público de todas as idades e que é ótima para conquistar o público é o YouTube. “Lá tem um ótimo sistema de SEO (Search Engine Optimization) para entregar conteúdo específico para quem busca por ele. Por isso, através de um texto chamativo e de uma imagem de capa (thumbnail) de qualidade, mais pessoas podem ser facilmente atraídas pelo conteúdo criado através de uma boa alocação de palavras-chave, sendo, inclusive, muito útil para remarketing”, destaca o especialista em marketing digital. Diante dessas ferramentas, “restringir-se apenas a Instagram e Facebook pode fechar as portas para novas oportunidades, novos caminhos, novos caminhos e, logo, para futuras vendas”, finaliza o especialista. Equipe Revista DigitAL Destaque André Lap - CEO & Diretor Adriel Alves - WebDesigner Ariel Alves - Designer Aija Alves - Designer Publicado porUtilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies. FecharSaia do lugar comum, existem redes sociais prontas para serem exploradas
Ao se falar em estratégias de marketing digital, é comum citar ações direcionadas ao Facebook e Instagram, que são as redes sociais mais conhecidas dos internautas. Por outro lado, existem outras plataformas que podem ser exploradas, orienta o especialista Walter Soares.
Conexão !
Site: www.RevistaDigitALDestaque.com.br
Instagram: @RevistaDigitALDestaque
Design - WebDesign - Marketing - TI
Instagram: @andre_lap
Adelaide Lap - Diretora
Raphael Lucca
MF Press Global
em 02/06/2021 às 09:41